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MANUTENÇÃO - Muito mais que assistência técnica

Os serviços de manutenção hospitalar que prestamos ultrapassam o suporte técnico ao equipamento comercializado. Temos capacidade para prestar assistência técnica a todo o equipamento hospitalar, assim como providenciar todo o suporte logístico e de material. Para garantir o funcionamento ininterrupto da instituição, as nossas equipas multidisciplinares estarão presentes no hospital, 24 h/dia durante todo o ano.

Dos serviços oferecidos, a manutenção tem como objectivo principal maximizar a vida de todos os equipamentos, mantendo-os em perfeitas condições de utilização e garantindo a segurança das pessoas em todos os momentos.

Por isso, devem ser estabelecidos protocolos de manutenção preventiva e correctiva, revisões de tipo legal, etc., em conformidade com as instruções/recomendações do fabricante do equipamento e com a legislação em vigor.

A manutenção de equipamentos incidirá na sua conservação e acompanhamento, garantindo assim o seu correcto funcionamento, bem como a possível melhoria do seu estado.

A manutenção periódica do equipamento durante o período de garantia será feita de acordo com as condições dos fabricantes, subcontratando a manutenção aos fabricantes no caso de exclusividade ou de condições particulares de perda da garantia. Da mesma forma, será realizada a manutenção correctiva de primeiro nível para todos os equipamentos, independentemente das condições e períodos de garantia.

A gestão das garantias de todos os equipamentos acabados de adquirir, bem como assessoria técnica e execução de relatórios de exigência da garantia aos fabricantes, enquadra-se no âmbito das nossas actividades.

TIPOS DE MANUTENÇÃO​

A manutenção técnico-legal é efectuada em conformidade com o exigido e especificado na legislação, directrizes, normas ou recomendações industriais ou de saúde, tanto de carácter geral, comunitário e nacional.

O objectivo deste tipo de serviço é a reparação de equipamento avariado, com base em quatro conceitos fundamentais:

- Controlo das avarias que ocorram, tanto em período de garantia como fora.
- Análise das causas, soluções correctivas e formas de execução.
- Inspecção do trabalho realizado e assistência na recepção.
- Acções consequentes relativas à manutenção preventiva.

O objectivo deste serviço é o controlo de parâmetros funcionais e a redução de falhas no equipamento, com base em seis conceitos fundamentais:
- Adiantar-se às avarias.
- Controlo da conservação dos equipamentos.
- Cumprimento dos programas de manutenção.
- Controlo exaustivo dos seguintes parâmetros: desempenho, fiabilidade operacional e segurança dos sistemas e equipamentos.
- Controlar as acções do pessoal responsável pelo equipamento.
- Garantir a segurança funcional, tanto para o paciente como para o profissional.
Este tipo de manutenção consiste em examinar a evolução temporal de determinados parâmetros e associá-la à evolução das avarias, para determinar em que período de tempo a avaria assume uma relevância importante, planeando todas as intervenções atempadamente, para que não ocorram consequências graves.

Uma das características mais importantes deste tipo de manutenção é que esta não deve alterar o normal funcionamento do equipamento.

A inspecção de parâmetros pode ser realizada periódica ou continuamente, dependendo de diferentes factores, tais como:

- O tipo de equipamento.
- Tipos de avarias a diagnosticar.
- O investimento que deseja fazer.

O resultado das medições periodicamente realizadas aos parâmetros seleccionados, além da observação directa do equipamento, oferece uma visão geral sobre o comportamento em face ao envelhecimento e condições forçadas de trabalho desse equipamento.
Este tipo de manutenção inclui a colocação em funcionamento, paragem e todas as operações e inspecções que forem necessárias para que os equipamentos trabalhem de forma optimizada e com consumo mínimo de energia, dentro dos parâmetros de funcionamento de cada fabricante.

Realizamos todas as acções necessárias ao correcto fluxo da actividade assistencial de forma rotineira, contínua e geralmente diária. Por exemplo, podemos destacar o seguinte:

- Instalação e funcionamento contínuo de equipamento eléctro-médico de bloco operatório, UCI e locais de alto risco, com revisão no início dos trabalhos de todos os equipamentos previamente identificados e que serão utilizados no decorrer desse dia.

- Essas acções incluirão a totalidade dos equipamentos classificados como suporte de vida; ou seja, o equipamento de cujo bom funcionamento depende a vida do paciente, devido às suas características especiais e conexão directa ao paciente.

Consulte a nossa brochura e veja o nosso vídeo para mais informações.
 
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